domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Necessidade do Estudo para adquirir a Educação Espiritual

Por: Gregorio Lucio

Por que alguns me perguntam, então exponho, brevemente, minha visão em torno da necessidade do Estudo para que se possa adquirir Educação Espiritual.

Primeiro, lembremos São Paulo (ou apóstolo Paulo, como queiram), quando este escreve, em sua primeira epístola aos Coríntios (12:1):

"Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes".

Sendo assim, o Estudo a respeito da Mediunidade e demais questões pertinentes às experiências espirituais, aliado ao Estudo e entendimento das lições do Evangelho de Jesus, aplicadas às nossas vidas, permitem que sejamos capazes de Educar as expressões dos nossos pensamentos, sentimentos e de nossas irradiações mentais.

Pelo Estudo, passamos a entender as leis e os mecanismos que nos colocam dentro de todo um oceano de forças sutis que se agitam dentro de nós mesmos e que estas mesmas forças também irradiam-se de todos os seres existentes no planeta, ligando-nos, pela sintonia e afinidade, às idéias, pensamentos e motivações dos mais diversos tipos. Esta afinidade se estabelece positivamente, assim como negativamente, a depender daquilo que guardamos dentro de nosso mundo íntimo e daquilo que escolhemos pensar, sentir e expressar, tanto pelas palavras quanto pelas nossas atitudes.

Se, em conjunto com o Estudo dos Processos Mediúnicos, também associamos o Estudo do Evangelho do Cristo, poderemos encontrar nele (no Evangelho) o norteador da nossa conduta, pois passaremos a discernir melhor o bem e o mal, e quais os comportamentos que devemos adotar para que possamos amadurecer perante a vida, deixando determinadas condutas, nas quais nos prendemos ao longo do tempo, abrindo-nos para a renovação e a libertação de estados de sofrimento.

Pior do que sofrer, é sofrer sem saber o porquê se está sofrendo...

O Estudo equipa de recursos o individuo para que possa compreender a sua própria realidade (psicológica, social, financeira, religiosa, profissional,etc), também como o mundo no qual vive e assim poder ter possibilidades mais amplas de estabelecer programas educativos, saudáveis e felicitadores para a sua existência.

Melhor do que fazer algo, é ter conhecimento suficiente para poder fazer bem aquilo que se proponha a fazer.

Educação Espiritual, portanto, obedece ao mesmo mecanismo da Educação na Terra (que não deixa de ser espiritual, bem se diga).

Pensando assim, se nos lembramos do significado da palavra Educação, veremos que esta origina-se de dois termos latinos, "Educare e Educere". Educare significa orientar, nutrir, decidir externamente, direcionando o indivíduo a se transferir, de um determinado ponto em que encontra-se até outro ponto onde se deseja chegar. Educere, por sua vez, implica num movimento interior, fazendo surgir do intimo do indivíduo as potencialidades que estão dentro de si e que até então permaneciam desconhecidas.

Por isso, a conquista da Educação Espiritual, segundo nosso ponto de vista, só pode ocorrer quando entramos em contato com o meio em que vivemos, trocamos experiências com o outro e somos, por isso, levados a mudar nossas concepções e comportamentos diante da vida. Ao mesmo tempo, ao adquirirmos elementos para avaliar nossa própria realidade interior, por meio da leitura e do diálogo, saberemos situar melhor nossos pensamentos, nossas emoções e assim, voltando à questão mediúnica, saberemos com certeza onde situamos nossa sintonia e nossas irradiações espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário