segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

As Chagas nos Corpos dos Santos



Por: Gregorio Lucio



A Vivência do Amor de Deus nos deixa marcas, as quais deveremos carregar por toda a nossa existência.

Esse o principal significado espiritual das chagas nos corpos do Santos.

Quando o homem e a mulher opta pela busca do sentido cristão em suas vidas, a caminhada que passará a percorrer lhe exigirá uma entrega contínua e gradual de sua vontade, de seu pensamento, de seu sentimento e de seu comportamento. Trata-se de uma construção a jornada espiritual em busca de seguir os passos do Cristo.

O Ser que somos edifica-se na lide cotidiana quando este opta por atribuir os significados mais profundos de suas experiências (dores, alegrias, esperanças e dificuldades) ao contato com Jesus. Entretanto, essa edificação deve ser vivida conscientemente pelo indivíduo que a isso se propõe. Não basta desejar, rezar, ter interesse, conhecer as lições evangélicas. É preciso lançar-se ao encontro dessa vivência...

Os Santos são aqueles homens e mulheres que optaram, em determinado momento de suas existências, por essa entrega incessante e ao mesmo tempo gradual de sua própria individualidade a um propósito dotado de significados mais profundos, os quais transcendiam a toda manifestação imediata de suas personalidades, mas serviam-se a um plano mais abrangente e sólido da experiência humana: a perfeita identificação com a figura do Cristo.

Essa busca espiritual, dada pelo sentido cristão, fez com que estes sofressem os flagelos e suplícios dos perseguidores daqueles primeiros seguidores de Jesus. Outros, mais raros, receberam diretamente em seus corpos as Chagas do Cristo. Para ambos, contudo, o significado das chagas evocam a idéia de que a vivência concreta do amor deixa marcas na existência.


Compor a nossa própria individualidade, identificando-a com o Cristo, é um desafio bastante difícil, mas que nos cumpre iniciar, para que a experiência de sentir o amor de Deus em nós seja ampliada, o quanto nos for possível ainda nesta existência, aproximando-nos da libertação das necessidades menores de nosso ego, aproximando-nos da plenificação do Self, no Eu mais profundo, a máxima identificação com o Divino que nos está ínsito.

Vivemos num mundo e deparamo-nos com uma realidade com os quais não nos identificamos plenamente. Muito do que temos que lidar em nossas vidas nos desagrada ou nos incomoda. Mas devemos justamente aprender a integrar esse lado negativo, que se apresenta em nossas vidas, com as realizações e alegrias que experienciamos, de modo que possamos compreender melhor, pela experiência particular, qual o verdadeiro significado da Cruz e da Chaga cristãs.

Os Santos identificaram-se com as suas chagas, pelas quais são representados, para mostrar a personalidade imediata e o corpo material perecendo, para ceder lugar ao Eu Superior, o Espírito que se É, no momento em que é possível ao homem e a mulher libertarem-se do sofrimento, resplandecendo, fato esse que se dá somente pela completa assimilação do propósito do Cristo perante a humanidade.

Que eles nos sirvam de exemplo e o Cristo nos conserve em sua Paz.

Abs,

Gregorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário